10 dicas para conseguir um emprego

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Cuidar do networking, manter o currículo atualizado, divulgar nas redes sociais e melhorar seu conhecimento na área que deseja são algumas das coisas que precisará saber.

Regularmente ouvimos dizer nos jornais que o desemprego caiu, que existem um grande número de ofertas no mercado, mas a realidade para quem procura emprego diariamente é outra. O número escasso de vagas e a grande concorrência tornam o novo emprego muito mais difícil. Pensando nisso reunimos algumas dicas para você começar já na corrida pela nova oportunidade.

Confira as 10 dicas para conseguir um emprego:

1 – Informação: Busque constantemente informações ligadas à área que pretende atuar, leia jornais, blogs, revistas, artigos, e ainda se puder faça assinatura de alguma publicação mais especializada. Isso ajudará a ficar atualizado com as últimas tendências.

2 – Currículo: Atualização é a palavra-chave, aproveite o período mais tranquilo para dar uma turbinada no seu currículo. Analise com calma o que realmente vale à pena colocar no seu currículo, mantenha-o com visual mais moderno, procure um modelo que possua uma boa apresentação, que valorize o texto. Tenha a certeza de atualizá-lo com regularidade porque nunca se sabe quando a oportunidade e aquele emprego baterá na sua porta e nesse momento esteja preparado. Deixe uma cópia em seu e-mail assim terá acesso a ele de qualquer lugar para quando pedirem estará sempre à mão para encaminhá-lo. Para ajudar veja o modelo e dicas de como elaborar seu currículo.

3 – Habilidades: Chegou à hora de se aperfeiçoar, com as novas tecnologias surgindo diariamente é muito mais difícil estar atualizado com o mercado, pois sempre se pede mais e mais. Coloque como meta fazer cursos sempre que possível para melhorar suas habilidades e seu currículo, busque conhecimento – hoje em dia há muitos cursos online e gratuitos de ótima qualidade. É só procurar!

4 – Vaga de Emprego: crie metas diárias, procure novas vagas em sites de busca de emprego, assine listas para receber novas oportunidades, curta as páginas das agências nas redes sociais, olhe os jornais na seção de classificados, passe regularmente nas agências, de preferência no período da manhã, direcione seu currículo para o cargo que deseja, candidate-se apenas a vagas que tenham o seu perfil. Não perca tempo enviando para todas as vagas, isso o desclassificará e apenas irá gerar mais trabalho para os selecionadores e isso irá mostrar que você não sabe o que quer. Seja direto!

5 – Redes Sociais: cadastre-se e mantenha atualizado seu perfil em redes sociais como o LinkedIn, uma das melhores redes para networking e trabalho. Deixe o perfil completo com foto, descrição de suas atividades e cursos. Isso ajudará a chamar a atenção de quem procura por profissionais. Conecte-se a pessoas que sejam de interesse comum e área.

6 – Twitter e Facebook: mantenha atualizado seu perfil nessas redes, principalmente a descrição, procure empresas e profissionais relacionados à sua área de atuação para segui-las. Seguir profissionais que são referências no mercado pode ajudar a adquirir conhecimento, não poste comentários pedindo emprego, tente antes ficar amigo e trocar informações para depois enviar seu currículo.

7 – Entrevistas: Antes da entrevista procure se informar sobre a empresa, acesse o site dela se tiver, isso poderá ajudar. Mesmo que seja apenas uma agência de empregos, treine seu vocabulário e sua fala procure sobre como se comportar em entrevistas. Vale até se tiver condições contratar um coach ou um serviço para recolocação profissional, algumas agências também oferecem treinamento de como se comportar em entrevistas. E no final de cada entrevista peça ao entrevistador que diga como você foi, para que você possa aprender com os erros e melhorar antes da próxima entrevista.

8 – Network: monte uma boa rede de contatos, seja através do Facebook, Twitter ou LinkedIn, e não esqueça da rede na vida real também, isso ajudará a conseguir indicações para vagas e futuros processos seletivos mas não fique apenas enviando currículos, tente trocar conhecimento e informações profissionais para somente então enviar o currículo. Cuidado para não ser invasivo.

9 – Serviços temporários: Aproveite os serviços temporários para ganhar mais experiência, essa pode ser uma excelente oportunidade para mostrar seu conhecimento e fazer contatos, isso ajudará a abrir portas no futuro.

10 – Mentalidade: Crie uma nova mentalidade, entenda que as coisas não irão vir de um dia para outro, isso levará tempo, porém será construído com uma base sólida e será fruto de seu trabalho, os resultados virão a medida que você for transformando sua vida e criando uma rotina de bons hábitos.

Bom aproveite bem essas dicas e sucesso nessa nova fase!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 12 =