Rede Profissional com LinkedIn: Interação é a alma do negócio

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Networking consiste em manter contato com outros profissionais. Não basta somente entrar no Facebook ou LinkedIn e adicionar todo mundo ou distribuir todos os seus cartões de visitas. Para desenvolver uma boa rede de contatos profissionais, não funciona só pensar na quantidade de interações. Para ter um network notável, procure focar em pessoas que você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário.

O networking é uma ferramenta poderosa tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja subir na empresa na qual já trabalha. E ele é essencial em nossa sobrevivência no mundo corporativo.

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Como reconhecer a pessoas certa

É muito importante fazer uma boa rede de relacionamento dentro e fora do LinkedIn para sua carreira. No entanto, é muito mais importante você conhecer as pessoas certas.

Uma forma é frequentando cursos, palestras, workshop e convenções relacionados à sua área de atuação. A participação em eventos faz com que você mantenha contato com pessoas de diversos setores e seja visto.

Já as redes sociais são ótimas para fortalecer conexões, localizar pessoas, empresas, contatos úteis e diversas oportunidades. O network é o papel fundamental da rede social muito mais que se conectar com todas os perfis é focar nas pessoas certas, sendo seletivo, escolhendo pessoas influentes, especialistas, potenciais parceiros e possíveis clientes. Então estar envolvido em grupos relevantes é muito importante.

Participe de grupos

A participação em grupos relacionados à sua profissão ou área de interesse é muito importante e relevante para que você apareça mais. O LinkedIn permite que você faça parte de até 100 grupos.

Para aumentar sua participação no LinkedIn, clique no menu a opção “Soluções” e escolha a opção “Grupos”, logo de início vai abrir “Destaques de hoje”. No canto superior à esquerda têm as opções Destaques do grupos, “Meus grupos” aqui você vai encontrar uma lista dos grupos que você participa e aqui você também pode criar seu próprio grupo e “Descubra” aqui você encontrar vários grupos de seu interesse. Caso queira participar de algum grupo é só solicitar participação e aguardar a aprovação. No LinkedIn você consegue seguir grupos, adicionar conteúdos e contribuir para os debates que estão em andamento, isso é muito positivo para você, pois isso vai ajudar em seus conhecimentos e aumentará seus contatos.

Como fazer um bom convite  

Primeiro você deve usar a língua da pessoa que vai contratar, como português, espanhol ou inglês e certifique-se que esta escrito corretamente.

Para fazer um convite a um convidado é necessário que você tenha um elemento de ligação que pode ser um grupo, pessoa, instituição, empresa, tópico, etc.

Deixe bem claro o motivo do contato e os pontos positivos para ambos com essa conexão.

A seguir separei alguns modelos de convite

Modelo 1

Foi bom conhecê-lo no evento (escreva o nome do evento, workshop). Vamos manter contato!

Modelo 2

Sou um colega do grupo (nome do grupo no LinkedIn) e vi seus comentários sobre (assunto). Gostaria de manter contato para que possamos falar mais sobre o assunto.

Modelo 3

(Nome da pessoa a ser convidada), não nos conhecemos, li e gostei muito do artigo que você escreveu sobre (assunto). Gostaria de te fazer um convite para aderir à minha rede de contatos aqui no LinkedIn. Desde já, agradeço a sua atenção!

Modelo 4

Fiz uma pesquisa no LinkedIn e reparei que trabalhou na empresa (nome da empresa). Vi que também temos alguns interesses em comum. Talvez possamos conversar no futuro.

No entanto, se fizer muitos convites e as pessoas recusarem, o LinkedIn pode bloquear e você vai conseguir convidar as pessoas que tenham o e-mail. Por isso, muito cuidado, escolha muito bem as pessoas e não envie vários convites de uma vez só.

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