Home

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A importância da Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Recursos Humanos é também muito conhecido pela sigla RH.  Sua finalidade é contratar, treinar e desenvolver funcionários e sempre quando necessário para disciplinar ou descartá-los. Através de treinamento eficaz e desenvolvimento, os funcionários da empresa alcançam a promoção dentro da empresa e alcançam seu pleno potencial.

A gestão de pessoas se divide em:

  • Planeamento de recursos humanos;
  • Recrutamento e seleção;
  • Integração dos recursos humanos;
  • Análise e descrição de funções;
  • Avaliação de desempenho;
  • Remunerações e incentivos;
  • Higiene e segurança no trabalho;
  • Formação profissional e desenvolvimento pessoal e controle e auditoria de recursos humanos.

A função do RH é manter a empresa com mão de obra especializada e qualificada. E para isso requer alguns processos necessários para alcançar seus objetivos como:

Recrutamento de Seleção

“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983)

Resumidamente o recrutamento e seleção é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados que melhor se adequam a necessidade da organização.

Consultoria em RH

A Consultoria de Recursos Humanos tem a capacidade de identificar e atender às necessidades especifica de cada cliente. O consultor deve ser um Coaching para seu cliente, assessorando-o no atingimento de suas metas, apoiando-o no gerenciamento de pessoas e fortalecendo o seu papel como gestor.

Terceirização – Outsourcing

A terceirização ou outsourcing é um processo que se repassam algumas atividades secundárias para terceiros, formando uma parceria, a empresa terceirizada fica responsável pelas tarefas essenciais às atividades que atua.

Recrutamento de Estagiários e Trainees

É muito indicado para aquelas empresas que querem investir no desenvolvimento e na aquisição de novos talentos por meio de projetos voltados para jovens profissionais que estão iniciando em sua carreira e que possuem grande potencial para atuarem como gestores no futuro. Para isso, existem os programas especializados na seleção e recrutamento de estagiários e trainees.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + dezoito =