Como parar de procrastinar

Tempo de leitura: 5 minutos

A cada dia que passa procuro aprender mais sobre produtividade e junto com ela adiciono duas palavras, que são eficácia e eficiência.  A partir do momento que você tem eficácia e é eficiente você gera mais resultados com um maior aproveitamento dos recursos evitando assim desperdício.

No dia a dia queremos sempre fazer mais, mas nem sempre é fácil, o objetivo geral é produzir mais, em menos tempo, com menos esforço, gastando pouco e ganhando qualidade, quanto mais você consegue isso, mais você acaba sendo produtivo.

Quando falamos de procrastinação, ela é justamente ao contrário de tudo isso, quantas vezes você passou o dia realizando uma atividade ou em um projeto específico e no final não deu conta de fazer o que precisava, parece que nada rende quando esta trabalhando. É muito comum os procrastinadores perderem prazos ou sempre estar fazendo as coisas em cima da hora, isso serve tanto para projetos pessoais como em seu dia a dia no trabalho, tudo fica guardado e inacabado.

Posso dizer que é como se algo sugasse a energia, uma força externa que impede de concretizar aquilo que deseja, às vezes o projeto esta 99%, mas aquele 1% parece impossível de terminar, é como se estivesse precisando de um empurrão senão as coisas não andam.

Existem pessoas que vivem procrastinando a todo o momento, enquanto outras apenas passam por uma fase ruim, outras que vão e vem, e ouras ainda vivem oscilando nesse mundo da procrastinação.

Só te digo uma coisa, você precisa de mais EFICÁCIA e ser mais EFICIENTE, traga isso para sua vida, faça essas duas palavras se tornarem realidade e estarem presente em seu dia a dia para você começar a mudar.

Comece o dia se perguntando o como isso lhe causa prejuízos, sejam eles materiais, pessoais, emocionais.

Isso limita você? Provavelmente sim, mas às vezes não e você acaba não percebendo e não encarando a procrastinação como um problema real que precisa ser eliminado.

Para ajudar você separei algumas dicas para ajudar a escapar dessa cilada chamada procrastinação. São pequenas dicas que podem lhe ajudar no dia a dia, porém você pode procurar muito mais sobre o assunto e aprender como lidar e eliminar essa situação.

Comece com pequenas coisas, colocando em pratica as dicas para ganhar mais eficácia.

Como parar de procrastinar

Evite interrupções

Comece evitando interrupções, desligue o celular, a TV, o rádio, ponha tudo que pode lhe distrair bem longe de você. Feche a porta do quarto se estiver em casa, se esta no escritório feche a porta, ou tire de perto pequenas distrações, avise para todo mundo que você está ocupado, dedique tempo ao que precisa ser feito. Aqui você precisa preparar o terreno para vencer a procrastinação, e tirar de perto todas as distrações possíveis e imagináveis ajudará muito a eliminar as interrupções que estamos sujeitos.

Atenção com prazos

Aqui é um ponto muito importante, aprenda a colocar um prazo em todas as suas tarefas e atividades importantes, e deixe isso sempre visível, de preferência sempre na sua frente. Crie uma planilha, escreva em um papel e cole no seu computador ou na geladeira, deixe em destaque em sua mesa. É importante você sempre olhar para eles, deixe de forma estratégica que sempre esteja tropeçando nele e assim você não conseguirá escapar até criar o hábito e respeitá-los.

Crie recompensas ou castigos

Quem não gosta de uma recompensa? Quando somos criança sempre ouvimos, se comer tudo depois do almoço terá sobremesa, é uma forma simples de manipular, ela atua diretamente em sua consciência e ajuda a finalizar as atividades, crie um bônus para você mesmo sempre que terminar algo. Imagine criar algo que para cada hora sem procrastinar você ganhe 10 minutos a mais de diversão, é uma forma de ajudar. O mesmo vale para pequenos castigos, por exemplo, se você gosta de jogar futebol depois do expediente, você não jogará quando não terminar as atividades que precisa para aquele dia, ai você perde, mas se terminar terá direito à uma hora a mais de diversão. Pense nisso como um estimulo.

Junte-se com quem não procrastina

“Diga-me com que tu andas e te direi quem és” – se junte com uma pessoa mais eficiente do que você, escolha bem e aprenda com ela, isso te ajudará muito. Peça dicas se necessário, veja quais seus hábitos, aprender com quem já faz o que você faz de forma mais eficiente ajuda muito, trocar feedback lhe ajudará a evoluir.

Escolha o mais difícil primeiro.

É comum as pessoas fazerem longas listas de tarefas com um super planejamento, cuidado, se você não sabe como parar de procrastinar, ter mais complexidade em sua vida só irá dificultar. Aqui é hora de ser simples, quando começar a trabalhar, simplesmente escolha aquela atividade que esta lhe dando dor de cabeça, que precisa ser entregue, pronto, pegue, comece e termine, escolha aquilo que você mais procrastina. Depois disso terá eliminado um grande peso.

Nada de multitarefa!

Uma coisa de cada vez! Quanto mais atividades acumular para fazer de uma só vez, quanto mais ficar pensando nelas, mais desesperado você ficará, é uma mentira achar que fazer várias coisas ao mesmo tempo você conseguirá ser mais eficiente. Anote o que precisa ser feito em um papel, pode ser uma simples atividade, tarefa ou mesmo o seu projeto mais importante, aquilo que você precisa pegar para terminar. Se concentre nela e somente nela, nada de fazer várias coisas ao mesmo tempo, e achar que é o cara que faz tudo.

Essas são algumas dicas que irão lhe ajudar como parar de procrastinar, tudo começa com pequenas ações que se tornam grandes ao final do dia, aos poucos irá adquirindo bons hábitos que lhe ajudarão muito.

É isso, comece a praticar agora e sucesso para ti!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + seis =